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terça-feira, 10 de agosto de 2010


  Pesquisa mostra como brasileiros se sentem em relação à saúde, educação e trabalho

   No Norte, a maior parte dos entrevistados considera que o mais importante é o conhecimento que pode levar a um bom emprego. Nas outras regiões do país, a resposta mais frequente foi a formação de um bom cidadão, imprimir Esta edição do Jornal Nacional começa com uma espécie de raio-x dos sentimentos dos brasileiros. É um estudo sobre o que os cidadãos esperam do trabalho, das redes pública e privada de saúde e da escola. Os números apurados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) criam o chamado Índice de Valores Humanos: IVH. É o repórter Hélter Duarte quem explica.
   A escola é o espaço que pode transformar alguns sonhos em realidade. Mas o que as crianças devem aprender na sala de aula?
   Na Região Norte, a maior parte dos entrevistados considera que o mais importante é o conhecimento que pode levar a um bom emprego. Nas outras regiões do país, a resposta mais frequente foi a formação de um bom cidadão.
   O estudo aponta também um desafio: como melhorar a relação entre pais, alunos e professores? A sugestão é incentivar a leitura e a prática de esportes, que estimulam a integração e o respeito ao próximo.
   Mas o resultado só será completo se os pais participarem ativamente do dia a dia dos filhos dentro da escola: “Reforçar o vínculo entre a família e a escola através de uma visão de educação muito mais ampla, que tenha que servir sim pro mercado de trabalho, mas que sirva também pra propósitos maiores da sociedade”, declarou o coordenador do relatório - PNUD/ONU, Flávio Comim.


   Qual a percepção, a sensação dos brasileiros em relação ao ensino nas escolas públicas e particulares? A pesquisa criou um índice, o IVH, que vai de 0 a 1.

   Quanto mais perto de 1, melhor a avaliação. O IVH da educação ficou em 0,54.



                                                                                         
                                                                                           Edição do dia 10/10/08/2010
                                                                                  20h40 - Atualizado em 10/08/2010 20h40