layouts


Click here for Myspace Layouts

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Ideias...
Não procures a verdade fora de ti, ela está em ti, em teu ser. Não procures o conhecimento fora de ti, ele te aguarda em tua fé interior. Não procures a paz fora de ti, ela está instalada em teu coração. Não procures a felicidade fora de ti, ela habita em ti desde a eternidade.
( Mestre Khane)


Sugestões para preenchimento do relatório

Observações

É importante considerar, na construção do relatório os seguintes critérios:

* A avaliação deve ser sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu;
* Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos;
* É preciso registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no bimestre;
* Deve-se proceder relação com o registro anterior;
* Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel em suas colocações.

Sugestões para iniciar relatórios

* Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...
* Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...
* A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...
* Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...


Desenvolvimento cognitivo

* O aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e escrita.
* O aluno apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da escrita.
* O aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
* Encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
* Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura, contudo com a realização da recuperação paralela tem apresentado avanços importantes.
* Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo conexões com a realidade.
* Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.
*Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender.
* Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.
* Produz frases e pequenos textos com criatividade e entendimento.
* Constrói o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações matemáticas.
* O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas.
* Realiza cálculos simples de adição e subtração.
* Realiza cálculos com auxilio de material concreto.
* É curioso, questiona e busca informações.
* Traz para a classe informações de fontes diversas como: radio, tv, jornais e etc.
* Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente.
* Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta.
* Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente.
* Nas atividades orais demonstra desenvoltura ...( ou inibição)
* Ocasionalmente troca letras
* Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações significativas;
* Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo...;
* Expressa a escrita representando idéias através de rabiscos, pseudo letras e outros símbolos
* Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os;
* Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;
* Identifica e escreve seu nome completo;
* Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;
* Apresenta dificuldades ortográficas
* Identifica e escreve seu nome completo
* Ainda não faz relação entre o que fala e escreve
*Participa com interesse e produtividade.
*Boa participação nas atividades realizadas em sala.
*Participação tímida nas atividades em sala, embora tenha bom relacionamento com os colegas em classe.
*Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes.
*É criativo e comunicativo.
*Coopera com colegas e professora.
*O aluno demonstra interesse nas atividades propostas embora não tenha autonomia para realizá-las sem o apoio da professora.
*Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias entre outros.
*Demonstra curiosidade em relação aos assuntos estudados.
*É cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas.
*Aceita sugestões da professora e dos colegas.
*Manifesta suas opiniões com clareza e objetividade.
*Contribui para a integração e o crescimento do grupo;
*Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos colegas;
* Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo;
* Colabora na construção de regras;
* Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando;
* Tem um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar;

*Todas as maravilhas que você precisa estão dentro de você.
(Sir Thomas Browne)
* Reconhece as relações entre fala e escrita;
* Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para ampliação de informações;
* Ouve historias e comentários valorizando impressões afetivas;
* Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento;
* Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos, sons movimentos e palavras;
* Distingue a língua escrita da língua oral;
* Demonstra compreensão do sistema alfabético;
* Lê silabicamente palavras, formadas por grupo de silabas compostas por vogal e consoante;
* Produz frases com lógica;
* Produz pequenos textos sem preocupação ortográfica;
* Distingue letras na linguagem oral e escrita;
* Encontra-se na fase pré-silabica, começando a diferenciar letras de números, desenhos ou símbolos.
* Percebe que as letras são para escrever porem ainda não sabe como isso
se processa