Planejamento: Sistema Monetário Brasileiro
Com alunos do 3° ano "A" – Professora Elisângela
É muito comum vermos crianças pequenas manuseando moedas, seja para juntá-las em um cofrinho ou mesmo para comprar o lanche da escola ou outra mercadoria.
Esse contato é muito importante, pois aos poucos a criança vai aprendendo as primeiras noções matemáticas, além de criar noção de valor das coisas e a importância de se juntar e economizar.
O sistema monetário faz parte do nosso dia-a-dia e, principalmente, por se tratar de um assunto do interesse de todos, pois sem esse conhecimento ficaria impossível viver de forma independente.
É importante “explorar, desde as séries iniciais, as relações lógico-matemáticas e numéricas presentes nas situações que envolvem o uso do dinheiro, pois estas estão diretamente ligadas ao mundo moderno”.
Aos poucos as crianças vão construindo um saber matemático, que ficará por toda a vida.
Relatório da aula
A turma fez uma pesquisa de preços em dois supermercados próximos à escola, após esse levantamento, fizeram alguns cartazes, comparando preços das mercadorias, para concluir foi desenvolvido um mini mercado, onde cada aluno ficou responsável de trazer mercadorias, utilizadas em suas casas, para a montagem do mesmo, fizeram simulação de compras,
Foi estabelecido determinado valor a ser gasto,
Nessa atividade, os próprios alunos compravam, e os caixas do mini mercado também eram eles, para que todos possam trabalhar de forma integrada e fazendo cálculos.
Depois, através de encartes de jornais ou folhetos entregues nas ruas, e colocam os preços nos produtos que levaram para a sala de aula.