Os três níveis de Planejamento Estratégico e a abrangência de cada um.
Os três níveis de Planejamento Estratégico são os seguintes: Nível Corporativo, Nível de
Negócios e Nível Funcional.
- Nível Corporativo: Descrito como uma necessidade de direcionar o modo de compartilhar recursos e incumbências ,respectivamente fortalecedores e constrangedores da formulação das estratégias de mercado.
- Nível de Negócios: Aqui são tratadas, pelos administradores, as questões mais detalhadas pertinentes às opções estratégicas de segmentação de mercado dos produtos.
- Nível Funcional: Estas estratégias não são sempre consolidadas pelas exigências da demanda surgida pela implantação dos negócios da empresa, mas igualmente pela imposição de direções estratégicas legítimas que delimitam suas características nesse negócio singular, equacionando os problemas específicos de cada uma das áreas funcionais: Marketing, Produção, Finanças, Pesquisa e Desenvolvimento, Recursos Humanos e etc.
Esses componentes, fundamentalmente, instrumentalizam os planos de negócios pertencentes a cada área, articulando-se com os níveis hierárquicos, que podem ser vistos como componentes do processo formal de Planejamento Estratégico.